top of page

Claudio Valério Teixeira

Título Pequeno

Claudio_Valério_Teixeira.JPG

CLAUDIO VALÉRIO TEIXEIRA

 

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. Crítico de arte, restaurador e artista plástico, lecionou Teoria da Pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ (1974) e ministrou cerca de oitenta cursos e conferências em museus e instituições culturais no Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires. Autor de oito ensaios publicados sobre pintura brasileira, foi responsável pela restauração das grandes telas Batalha do Avaí e Batalha dos Guararapes, do Museu Nacional de Belas Artes, considerado o mais importante projeto de conservação de pinturas já realizado em nosso país. Coordenou o projeto de restauração do Teatro Municipal João Caetano, em Niterói, trabalho que conquistou o Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em 1995, do Solar do Jambeiro, palacete construído em 1872 em Niterói, e tombado pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Igreja de São Lourenço dos Índios, marco da fundação da cidade de Niterói, do séc. XVII e capela de São Pedro do Maruí, na mesma cidade, ambas também tombadas pelo IPHAN.

Integrou o conselho consultivo para restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1989) e fez parte da comissão para restauração da Biblioteca Nacional, na mesma cidade. Exerceu o cargo de Presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), onde também ocupou o cargo de Secretário de Cultura.

Juntamente com o restaurador Edson Motta Junior, coordenou a restauração das pinturas decorativas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de autoria de Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e Henrique Bernardelli. Juntamente com o mesmo restaurador coordenou a restauração da coleção de pinturas do Palácio Laranjeiras e do Painel Guerra e Paz, de Candido Portinari que decora a sede da ONU em Nova York.  Como artista plástico, participou de diversas exposições individuais, coletivas, salões e concursos no Brasil e no exterior. 

Em 2003 criou, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, painel de grandes proporções para o Memorial Roberto Silveira, localizado no Caminho Niemeyer em Niterói, RJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arte e Preservação da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Brasileiro do International Council of Museums (ICOM), da Association Internationale des Critiques d´Art (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR).

 

Contato

E-mail - claudiovalerioteixeira@gmail.com

 

Celular 

21 - 98577-8218

1a50ef30-6009-47da-a549-726417273326.jpe
bottom of page