29° ARTE DE PORTAS ABERTAS - 2019
29º edição comemora 15 anos da Associação de Artistas de Santa Teresa, nos dias 20 e 21 de julho
Com participação de mais 40 artistas visuais e público médio de 15 mil visitantes, edição terá palestras de Anna Bella Geiger e Sandra Tucci, abertura com Coral Encanta Santa e dezenas de obras em ateliers, museus, galerias e centros culturais por todo o bairro
A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa promovida pela Chave Mestra - Associação dos Artistas Visuais Chave Mestra - está confirmada para 20 e 21 de julho (sábado e domingo), de 10 às 18 horas, no tradicional bairro carioca. Em 2019, serão celebrados quinze anos da associação com visitação de ateliers, espaços culturais e intensa programação artística.
“Qual é o lugar de criação nas artes? Qual a diferença entre o atelier e o laboratório de um cientista? O Arte de Portas Abertas é um projeto pioneiro na área de artes visuais que consiste na abertura ao público dos ateliers de Santa Teresa. É uma chance única de mostrar aos cariocas o processo de feitura e pesquisa em diferentes linguagens. Este ano reunimos quarenta artistas plásticos do Rio de Janeiro em homenagem aos quinze anos da Chave Mestra, uma das mais importantes associações de artistas do Brasil” esclarece Alexandre Palma, integrante da atual diretoria executiva da Associação Chave Mestra.
Abertura
O evento será aberto no dia 19 de julho, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com inauguração de exposição coletiva e palestra de Paco de Assis sobre os desafios do associativismo na área cultural. Em seguida, o Coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles. Trabalhos dos artistas associados estarão à venda no Instagram @arte_de_portas_abertas .
Destaques
O destaque é a participação de Anna Bella Geiger, recentemente em cartaz no Museu de Arte Moderna com “Aqui é o Centro”. Geiger apresentará, no dia 20 de julho, às 18h, na Casa Amarela, a palestra “Palavra de Artista”, com mediação de Verônica Damasceno, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ. Outro destaque na Casa Amarela é a exposição dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Luiz Bhering e a individual de Deborah Costa.
Os ateliês de Claudio Valério Teixeira, Getúlio Damado, Pedro Grapiúna, Marcius Tristão e o Espaço Donana oferecem belas surpresas ao público, que também poderá visitar o trabalho de Ziza Dourado no Museu da Chácara do Céu.
A exposição no Centro Cultural Laurinda Santos exibe talentos como Clara Cavendish, Ana Moura, Anísio Couto, Regina Marconi e Carmen Givoni. Além da mostra coletiva com artistas da Chave Mestra, o local receberá no dia 20 de julho, às 14h, palestra com a artista Sandra Tucci, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Curadoria em Artes do SENAC-SP.
Ao longo do evento, com curadoria de Osvaldo Carvalho e Juliano Guilherme, o Largo das Neves acolherá, ao longo do dia, oficina de estêncil do coletivo Nata Família, além de apresentações de artistas como Nave Dantes e Wagner José e seu Bando. No domingo, 21 de julho, o público poderá acompanhar a realização da pintura mural “Cadê o Bonde da Paula Mattos” do artista Dhavid Amadeus. O encerramento do evento terá a apresentação do "Cacau Amaral e Boi da Lua Cheia com Cacuriá", domingo, 21, as 19 h, no Largo das Neves.
O Arte de Portas Abertas 2019 conta ainda com som e comidas típicas no Arraiá do Pontes de Saberes, projeto social de Santa Teresa: no sábado, 20 de julho, as atividades começam às 14 horas com Oficina de Camila Farias.
Parcerias
A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa é uma parceria da Chave Mestra com: Scenographica Design, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo, Cia. Arte e Cultura Marketing Artístico, Escola de Arte e Tecnologia Spectaculu, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Cezanne Comunicação, Prefeitura do Rio de Janeiro, Casa Amarela, Solar Mariano, Canto da Carambola e Galeria Modernistas.
Serviço
Arte de Portas Abertas
Datas e horários: 20 e 21 de julho (sábado e domingo), das 10 às 18h
Abertura: dia 19/07, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)
Local: Santa Teresa
Entrada gratuita
Classificação Livre
Clique na matéria do RJTV de 20 de julho de 2019: https://globoplay.globo.com/v/7780290/
PROGRAMAÇÃO
19/07, sexta-feira - Abertura do Arte de Portas Abertas
Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Vernissage da exposição coletiva (18 h), palestra de Paco Assis, Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (19 h) e primeira apresentação do Coral Encanta Santa, regência de Roberth Salles (20 h).
DIA 20/07, SÁBADO
14h - Conversa sobre curadoria em arte com SANDRA TUCCI
Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Mediação: Alexandre Palma (Professor de Arte/Educação do Curso de Licenciatura em Artes da UFRJ)
16 às 18 h - Arraiá do Pontes de Saberes: som e comidas típicas
Saberes Conectados - Oficina de Arte com Camila Farias.
18h – Conversa com a artista ANNA BELLA GEIGER
Local: Casa Amarela
Mediação: Veronica Damasceno (Professora de Estética da Escola de Belas Artes da UFRJ)
20h – Coral Encanta Santa - Regência: Roberth Salles
Local: Largo das Neves (em frente ao Bar Alquimia)
DIA 21/07 - DOMINGO
19h - Encerramento do Arte de Portas Abertas
Apresentação do Cacau Amaral e Boi de Lua Cheia com Cacuriá
Local: Largo das Neves
ATELIÊS ABERTOS À VISITAÇÃO
1- Deborah Costa / Eduardo Machado - Rua Felício dos Santos, 9
2- Getúlio Damado - Rua Leopoldo Froés, 15
3- Marcius Tristão- Rua Paula Matos, 46
4- Pedro Grapiúna - Rua Almirante Alexandrino, 54 B, C
5- Sandra Fioretti - Rua Hermenegildo de Barros, 163
6- Simone Câmara - Rua Hermenegildo de Barros, 163
7- José Geraldo Furtado - Rua Hermenegildo de Barros, 163
8- Espaço Donana (Cláudio Roberto Castilho / Rosa Maria Filgueiras)- Rua Pintora Djanira, 86, casa
9- Quinta da Sineira Claudio Valério Teixeira - Rua Almirante Alexandrino 2538
INSTALAÇÃO
Regina Marconi - “Santa Gente” - Lona com impressão de fotos e acrílica 50cm x 150cm x 1000 cm 1998/2019
Local: Rua Dias de Barros, gradil da calçada elevada frente ao nº 31
Ações culturais de apoiadores do Fórum Arte Pública no Largo das Neves:
-Oficinas de Estêncil com o Coletivo Nata Família (20 e 21 de julho)
Atelier dos Artífices, Largo das Neves, 4 (informações: 988923718)
-Wagner José e seu Bando (20 de julho, a partir de 10 h)
-Nave Dantes (21 de julho, a partir de 10 h)
-Célio Seixas com Pintura Interativa (20 e 21 de julho)
-Cadê o Bonde Paula Mattos? Pintura Mural - Coordenação: Dhavid Resende
20 e 21 de julho, início da Rua Pintora Djanira na esquina com o Largo das Neves, a partir de 10 horas
Circuito Santa Teresa - Lapa
A periferia no Centro da Lapa e aos pés de Santa Teresa
Curadoria: Antonia Philipsen Boaentura
Espaço Nix
Avenida Gomes Freire, 225 (cel. 969503038)
Acesse o mapa 2019 aqui:
https://issuu.com/palma76/docs/mapa-2019-a3
ARTE DE PORTAS ABERTAS - 2018
Santa Teresa terá edição do Arte de portas Abertas com ateliês, música e intervenções. Evento renovado conta com as participações de 14 ateliês e centros culturais e roteiro gastronômico com sete bares e restaurantes
A Chave Mestra - Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa realiza nos dias 1º e 2 de setembro (sábado e domingo), das 10 às 18h, a 28ª edição do Arte de Portas Abertas. Em 2018, os organizadores do evento querem promover uma reflexão sobre a importância cultural da cidade do Rio de Janeiro, a partir da renovação com ocupações, intervenções urbanas, respeito à diversidade e incentivo ao diálogo com os artistas visuais da cidade.
“O Arte de Portas Abertas se renova em um momento de grande expectativa, quando a cultura do Rio de Janeiro vem sendo submetida a inúmeras restrições. Queremos reforçar, a partir de um evento que une artes visuais, música, conversas e gastronomia, a necessidade de uma mobilização em favor da arte como elemento de resistência, cidadania, direitos humanos e responsabilidade social”, explica Alexandre Palma, da diretoria executiva da Chave Mestra, Asssociação de Artistas Visuais de Santa Teresa.
Abertura
O evento será aberto no dia 31 de agosto, às 18h, com a inauguração de uma exposição coletiva de artes visuais, reunindo trabalhos dos artistas da Chave Mestra. A atriz Leila Viany interpretará o monólogo “Dinorá” e o coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles.
Destaques
Outros destaques do evento são a convocatória: “Arte e Resistência”, série de intervenções urbanas em diversos espaços de Santa Teresa. Destaque também para a participação de Xico Chaves, coordenador de artes visuais da FUNARTE, que no dia 1º, às 18h, debate no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, os limites e as possibilidades das artes visuais em um campo ampliado.
Solar Mariano, nos dias 1º e 2, às 19h, tem a apresentação da Banda Escaravelho e exibições de curtas metragens. O Solar vai receber uma exposição com trabalhos dos artistas Alcir Dias, Sandra Nunes e Vanderlei Figueiredo, associados da Chave Mestra.
Parque das Ruínas, no dia 2 de setembro, às 14h, acontece uma roda de conversa com Roberto Cuíca. O artista fala sobre o acervo fotográfico de Santa Teresa das décadas de 70 e 80. A coordenadora de workshops do Paraty em Foco, Jacqueline Hoofendy, apresenta uma pesquisa de autorretrato conceitual.
Centro Cultural Laurinda Santo Lobo, nos dois dias do evento, Rafael Mannheimer apresenta, às 16h, o “O Último Delírio de Van Gogh”. No mesmo espaço também ocorrerá uma feira de troca de catálogos e livros de arte. A 28ª edição do Arte de Portas Abertas Arte conta ainda com atividades relacionadas aos direitos humanos e responsabilidade social em programação especial organizada pelo Projeto Pontes de Saberes.
Canto da Carambola tem a estréia do espetáculo "Divinas y Humanas" com Rosana Reátegui e Aline Gonçalves dia 1 de setembro às 20 h.
O encerramento acontece no domingo, dia 2, às 19h, no Largo das Neves, com o Maracatu Baque Mulher.
Parcerias
A 28ª edição do Arte de Portas Abertas é uma parceria da Chave Mestra com a Rádio Sulamérica Paradiso, 95.7 FM, Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Projeto Pontes dos Saberes, FUNARTE, Ingrid Reis Soluções, Prefeitura do Rio de Janeiro e Casa Amarela.
Serviço
Arte de Portas Abertas
Datas e horários: 01 e 02 de setembro (sábado e domingo), das 10 às 18h
Abertura: dia 31/08, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)
Acesse o catálogo 2018 aqui:
https://issuu.com/palma76/docs/catalogosite
O Arte de Portas Abertas foi criado em 1996 por iniciativa da ONG Viva Santa, que acolheu e produziu uma ideia da escultora Clara Arthaud. Ao visitar sua filha em Cambridge justamente em um fim de semana de "Open Studio", esta artista imediatamente pensou como seria bom um acontecimento como aquele em seu bairro, Santa Teresa, notadamente povoado por muitos artistas de vários gêneros. Mas antes de ser um movimento de artistas este foi, naquele momento, uma postura de moradores interessados em melhorar a autoestima do bairro tão desprezado pelos representantes do poder público e pelos moradores da cidade.
A partir de sua primeira edição, o Arte de Portas Abertas permitiu que milhares de cariocas tomassem o bonde pela primeira vez e viessem conhecer Santa Teresa. Com o olhar voltado para a apreciação de várias modalidades de artes visuais, o Rio de Janeiro redescobriu sua joia com toda sua vocação. Santa Teresa é uma cidade de interior dentro do centro geodésico da megalópole; um bairro histórico, com a arquitetura preservada e características que lhe conferem um grande potencial cultural.
O evento Arte de Portas Abertas nunca se pretendeu como um movimento artístico apenas. É parte de um conjunto de posturas cívicas, cidadãs, num esforço de valorizar nosso espaço e chamar a atenção para o que ele representa, ou seja, somos a cidade que parou no tempo, referência de como era o Rio de Janeiro até a década de 1930, antes da ferrenha especulação imobiliária que devastou a Cidade Maravilhosa, verticalizando-a massivamente. Comparada ao resto do Rio, Santa Teresa é um brinquedinho, uma tetéia, algo muito delicado.
A partir de 2009, com a reaproximação interessada da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Cultura, reconhecendo que este é o maior evento regular de artes visuais do Rio de Janeiro e que faz parte de seu calendário oficial, a Chave Mestra abriu o leque de possibilidades para os artistas com intercâmbios, exposições e veiculação da arte contemporânea nos sítios centenários.
Às ações dos artistas visuais somaram-se outras no decorrer do tempo, oferecendo diferentes modalidades de cultura aos habitantes daqui de cima. Cinema, acesso à boa literatura, saraus, espaços culturais de diferentes matizes, dinamização dos museus, restabeleceram a vocação cultural do bairro.
Se o bairro readquiriu seu charme, se aqui os imóveis se valorizaram, se hoje há muitos empreendimentos hoteleiros e gastronômicos é porque alguns moradores confrontaram uma realidade, fazendo aquilo que seria a última coisa que se recomendaria: abrir suas portas para quem quisesse entrar.